O que é a geologia?
A geologia é a ciência que estuda o planeta Terra, tendo como foco a sua camada superficial, crosta terrestre, assim como os processos físicos e químicos que a envolvem.
Diferentes tipos de rochas
A crosta terrestre é uma fina camada da Terra e é constituída por rochas e minerais De acordo com sua origem, as rochas podem ser divididas em três grupos que incluem rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.
Rochas ígneas são formadas a partir da cristalização do magma, que são fluidos de composição química predominantemente silicática, que se encontram em temperaturas elevadas e no estado líquido Estes são provenientes das porções mais profundas da crosta e manto. As rochas ígneas fornecem informações importantes que ajudam a entender o funcionamento do interior do planeta, além de serem importantes depósitos de pedras e metais preciosos (inclusive o diamante, ouro, prata).
Rochas sedimentares são provenientes da litificação dos sedimentos (partículas formadas pela desagregação de outras rochas) que foram uma vez depositados na superfície da Terra em locais denominados como bacias sedimentares. A partir das rochas sedimentares podemos descobrir o ambiente que existia no passado. Essas rochas podem conter fósseis (preservação de organismos que viveram há ilhares, milhões ou bilhões de anos atrás) e recursos energéticos como petróleo, gás natural e carvão mineral.
Rochas metamórficas são rochas formadas a partir da modificação de rocha preexistentes sejam elas ígneas, sedimentares ou metamórficas, através do aumento da pressão e temperatura. O processo criador das rochas metamórficas é chamado de metamorfismo e ele é responsável pela alteração de aspectos fundamentais da rocha, como a textura e a mineralogia. O estudo das rochas metamórficas é extremamente importante para o entendimento da evolução da história terrestre e permite a compreensão de eventos geotectônicos que ocorreram no passado.
O que é a sedimentologia?
A sedimentologia é uma área da geologia que estuda a formação dos depósitos sedimentares e a maneira como eles se formaram nos mais variados tipos de ambientes. Para isso, é feita uma análise e descrição detalhada das características dos sedimentos ou pacotes sedimentares. A sedimentologia permite a partir da observação das sequências sedimentares, a reconstrução dos ambientes em que os sedimentos foram depositados e com isso contar sobre a história geológica de um determinado local.
O laboratório de Sedimentologia da UERJ (LABSED) conta com um acervo de mais de 400 amostras de rochas sedimentares brasileiras e alguns de seus exemplares podem ser encontrados aqui
Tipos de rochas sedimentares
As rochas sedimentares são formadas a partir da solidificação dos sedimentos através dos processos denominados como compactação e diagênese. As rochas sedimentares podem ter origens diversas e são classificadas de acordo com a sua formação.
As rochas sedimentares que são formadas por partículas que foram erodidas e transportadas pela água, vento, gelo e gravidade são denominadas como rochas sedimentares siliciclásticas.
As rochas sedimentares ortoquímicas são formadas pela precipitação química dos elementos em solução presentes nos rios e oceanos.
Já as rochas formadas pela ação e/ou restos de organismos de origem vegetal ou animal são denominadas rochas sedimentares biogênicas. Elas podem ser formadas pela acumulação de matéria orgânica vegetal, como é o caso das turfas e carvões ou pela acumulação de grãos de composição carbonática como é o caso das rochas formadas por conchas e corais.
Também podemos classificar estas rochas de acordo com a origem dos grãos que as constituem e dessa forma temos as rochas sedimentares alóctones e autóctones.
As rochas sedimentares alóctones são rochas os grãos minerais são formados fora da bacia onde ocorre a sedimentação e são transportados por meio da água, gelo, ar e gravidade para dentro da bacia. A região que fornece sedimentos para dentro da bacia é chamada de área fonte.
Já as rochas sedimentares autóctones são aquelas que são constituídas por materiais originados da própria bacia sedimentar. Os materiais que compõem este tipo de rocha são de composições diversas, como fragmentos de conchas, matéria orgânica vegetal ou até mesmo originados pela precipitação de solutos em ambientes restritos.