Linhas de Pesquisa

1 – CEPEDES – Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres

Coordenador: Francisco de Assis Dourado da Silva

Equipe: Professores da UERJ, pesquisadores de outras universidades e centros de pesquisa e alunos.

Objetivo: O CEPEDES é uma equipe multidisciplinar de diversas unidades acadêmicas da UERJ, com a atuação em dois eixos principais: Apoio Científico à Resposta de Desastres (sociedade) e Apoio a Gestão de Riscos de Desastres (governo). O CEPEDES direciona suas atividades com quatro frentes de ação: A) Atendimento a emergências: Ex.: Apoio Científico nos Desastres. B) Pesquisa: Ex.: Mapeamento de áreas de risco e desenvolvimento de novas técnicas de mapeamento. C) Ensino e extensão: Ex.: Capacitação da população e treinamento de técnicos das DCs. D) Inovação tecnológica: Ex.: Desenvolvimento de novos sensores.
Site: www.cepedes.uerj.br

 

2 –Prospecção Mineral

Coordenação: Marcelo dos Santos Salomão

Objetivo: Investigações geológicas e geofísicas aplicadas à pesquisa mineral e às questões ambientais. Desenvolvimento de estudos através do uso de Radar de Penetração no Solo (GPR), Eletrorresistividade e Magnetometria. Investigação de água em subsuperfície. Análise espacial de dados geoquímicos e geofísicos.

 

3 – Sensoriamento Remoto

Coordenação: Enrico Campos Pedroso

Equipe: Marcelo dos Santos Salomão, Miguel Angelo Mane.

Colaboradores: C.R. de Souza Filho (UNICAMP), A.P. Crósta (UNICAMP), F. Ferreira (UFPR), E.Negri (UERJ), G.A.O.P. Costa (UERJ), I.Habib (UERJ), W.J. de Oliveira (PETROBRAS), J.A.Lorenzzetti (INPE).

Objetivo: Desenvolvimento de metodologias de análise integrada entre produtos de sensoriamento remoto de alta resolução e dados de geologia, geofísica, geoquímica, oceanografia e meteorologia. Criação de projetos de planejamento, aquisição, processamento e interpretação de dados de sensoriamento remoto multi-sensores / multi-plataforma como subsídio aos estudos relacionados às indústrias do petróleo e gás, exploração mineral e meio ambiente. Capacitação de alunos e profissionais das geociências nas áreas de sensoriamento remoto, processamento digital de imagens e sistemas de informações geográficas.

 

4 – Geofísica Aplicada

Coordenação: Paulo T. L. Menezes

Equipe: Marcelo dos Santos Salomão, Miguel Angelo Mane.

Colaboradores: Emanuele F. La Terra (MCT-ON), Jandyr M. Travassos (LAMEMO-COPPE), Valéria C. F. Barbosa (MCT-ON), Fernando Monteiro Santos (Univ. Lisboa).

Objetivo: Utilização da geofísica como principal ferramenta para soluções de problemas em meio ambiente, prospecção de hidrocarbonetos e de minerais. Para tal, são empregados os mais diversos métodos geofísicos: GPR, Métodos Potenciais, Métodos Elétricos e Eletromagnéticos e Métodos Sísmicos.

 

5 – Hidrogeologia e Geologia Ambiental

Coordenação: Ana Beatriz da Cunha Barreto

Objetivo: Hidrogeologia de aquíferos fraturados, modelagem numérica de fluxo subterrâneo e transporte de contaminantes, estudos de bacias experimentais, contaminação de água subterrânea e geoprocessamento aplicado à hidrogeologia.