Extensão

Departamento de Estratigrafia e Paleontologia – DEPA

Instituto Virtual de Paleontologia do Estado do Rio de Janeiro (IVP-RJ)

Coordenação: Hermínio Ismael de Araújo Júnior-DEPEXT 1411
Equipe: Egberto Pereira, Hernani Aquini Fernandes Chaves, Lélia Maria de Araújo Kalil Thiago, Luzia Antonioli, Marcus Vinícius Berao Ade, Maria Antonieta da Conceição Rodrigues, Maria Virgínia Alves Martins, Renata Marins Alvim Gama de Oliveira, René Rodrigues, Rodolfo Dino, Sérgio Bergamaschi e Tereza Regina Machado Cardoso
Website: http://www.ivprj.uerj.br/
Sede: Pavilhão Reitor João Lyra Filho, Bloco A, 2º Andar, Sala 2010

Objetivo: O Estado do Rio de Janeiro é a sede do maior número de instituições públicas e privadas do Brasil com linhas de pesquisa voltadas para a Paleontologia, além de inúmeras empresas privadas ligadas às atividades de exploração geológica. Como parte integrante das Ciências da Terra, a Paleontologia tem uma longa tradição em nosso estado, remontando à segunda metade do século XIX. As principais ações de ensino e pesquisa são realizadas no contexto das universidades públicas, qualificando futuros paleontólogos, treinando profissionais em cursos de graduação e de pós-graduação e executando estudos avançados em diferentes áreas do conhecimento paleontológico. Tal fato reflete-se na atualidade através do grande número de professores, pesquisadores e estudantes que se dedicam ao estudo dos fósseis e de seu uso em questões teóricas e de aplicação econômica, gerando uma produção científica de destaque nacional e internacional. Como consequência, o Estado do Rio de Janeiro tornou-se um polo de produção e reflexão paleontológica de grande amplitude. Em virtude destes fatores, foi criado, a partir da iniciativa da FAPERJ, o projeto de extensão “Instituto Virtual de Paleontologia do Estado do Rio de Janeiro (IVP-RJ)”, com sede na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possibilitando a integração das diversas instituições de ensino e pesquisa que atuam no estudo dos fósseis em nosso estado.

Departamento de Geologia Aplicada – DGAP

Com Ciência – Conscientização do Risco de Desastres Naturais, o que podemos perder ?

Coordenador: Francisco de Assis Dourado da Silva-4962
Resumo: Todos os anos, centenas de pessoas morrem no Brasil devido a Desastres Naturais e a média anual de mortes devido essa causa tem crescido anualmente. O Estado do Rio de Janeiro tem ocupado lugar de destaque nessas estatísticas, principalmente pelos grandes acidentes que ocorreram nos últimos anos. Em 2010 em Angra dos Reis formam 53 mortes e na Região Metropolitana, 245 mortos. Em 2011, na Região Serrana do Rio de Janeiro com 947 mortes e mais de 300 desaparecidos. E em 2012, novamente na Região Serrana, foram 5 mortes. O impacto humano e social desses desastres é bem significativo. Ainda não há um método para eliminar a ocorrência de desastres naturais, porém podemos tomar ações que diminuam a vulnerabilidade e aumentem a resiliência das comunidades; apresentando à sociedade os perigos aos quais está exposta e as perdas potenciais devido a esses processos perigosos. Para tornar isso possível, precisamos treinar e capacitar a população exposta a processos perigosos, objetivando esse projeto a produzir uma base de conhecimentos técnico-científicos para que a sociedade fluminense possa se fortalecer e preparar-se para os Desastres Naturais, através do aumento de sua resiliência e diminuição de suas vulnerabilidades. Para isso, o projeto propõe: treinar e capacitar a população exposta através de palestras de conscientização dos Desastres Naturais e seus riscos e treinar e capacitar os técnicos dos Governos do Estado e Municipais afetados pelos principais Desastres Naturais em técnicas de quantificação do risco; fornecer suporte científico aos tomadores de decisões no planejamento, preparação a emergências e na reconstrução de eventos relacionado a Desastres Naturais; e identificar e espacializar os principais Desastres Naturais que ocorrem no estado.

As Geociências em Nossas Vidas: despertando o interesse pela Ciência

Coordenador: Marcelo dos Santos Salomão-DEPEXT 5312
Resumo: “AS GEOCIÊNCIAS EM NOSSAS VIDAS: despertando o interesse pela Ciência” é uma iniciativa para divulgar e comunicar ciência junto à sociedade, visando motivar alunos e professores para a aquisição de competências nessa área de conhecimento. As Geociências atuam em estudos socioambientais, geológicas, geográficas dentre outros, de forma interdisciplinar, na busca pelo desenvolvimento humano em harmonia com os recursos naturais. Durante um ano, uma pessoa consome, direta ou indiretamente, cerca de 10 toneladas de produtos do reino mineral. E a formação de novos geólogos e profissionais nas áreas das Geociências garante a continuidade da obtenção desses recursos assim como o uso equilibrado dos bens naturais, sendo necessária a divulgação desta ciência junto à sociedade. Apesar da sua importância para o Homem, a área de Geociências ainda é pouco conhecida pela maior parte das pessoas. Este projeto pretende divulgar as Geociências a públicos diversos, com destaque para alunos e professores de escolas públicas e particulares das 8a e 9a séries, do Ensino Fundamental, e do Ensino Médio, e envolver alunos de nível superior, bem como iniciar uma área de pesquisa de Comunicação de Ciência, associada às Geociências, na UERJ. As atividades de divulgação de ciência envolverão a produção de materiais didáticos (vídeos, fotos, realização de experimento) contribuindo para que o aluno e o professor interajam de forma significativa. O material didático será produzido em conjunto com os Departamentos da UERJ envolvidos e Instituições parceiras (Universidade de Aveiro, Portugal; Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro), norteado em incentivar a utilização de novas práticas pedagógica e de estratégias de ensino na área da Geociências juntos aos professores e alunos, fornecendo conhecimento científico e aprimoramento acadêmico.

Departamento de Geologia Regional e Geotectônica – DGRG

Projeto Caminhos Geológicos – Divulgação e Preservação do Patrimônio Geológico do Estado do Rio de Janeiro: A Participação da UERJ

Coordenador: Miguel Antonio T Araujo Souza-DEPEXT 4209
Resumo: O projeto atua através da instalação de placas e painéis explicativos dos monumentos geológicos (pontos de interesse geológico) em trilhas ou rodovias, e da elaboração de roteiros geoturísticos com base nestes pontos. Leva a geologia, em linguagem simplificada, à sociedade, auxilia o desenvolvimento turístico e a preservação do patrimônio natural fluminense. O material exposto nos painéis é fruto da pesquisa de professores e alunos de graduação e pós-graduação. Cada painel abrange um tema específico da geologia que pode requerer um aprofundamento científico para a confecção do texto e figuras. A redação do texto e edição das figuras depende da habilidade em transmitir termos científicos para o público leigo, envolvendo técnicas de divulgação científica. Numerosos painéis são utilizados por professores de graduação em geologia, oceanografia, geografia e biologia em seus trabalhos de campo curriculares.

Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea – DMPI

Aspectos Ambientais, Sociais e de Saúde envolvidos na Extração de Rochas Ornamentais no Noroeste Fluminense

Coordenador: Thais Cristina Vargas Garrido-DEPEXT-5457
Resumo: A extração de pedras ornamentais, e suas consequências para a população, de áreas, das microrregiões Santo Antônio de Pádua, e Itaperuna, Noroeste Fluminense, RJ é o tema desta pesquisa. Tal estudo, abrangente desta atividade, busca verificar, como ela se reflete no meio ambiente, e na vida da população em geral, considerando os aspectos naturais, ambientais, sociais, e de saúde. Para tanto, o presente trabalho é uma pesquisa de parcerias entre o Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea da Faculdade de Geologia da UERJ, e a Universidade Iguaçu, Campus V, Itaperuna. Assim sendo, de formas inter e transdisciplinar abrangerá os cursos de Geologia, Engenharia, Medicina, e Direito, dessa forma conhecendo, a realidade local da explotação das rochas, e intervindo nas questões relacionadas à preservação ambiental, sustentabilidade, casos clínicos que acometem os trabalhadores deste segmento, reflexos para a população, e conflitos jurídicos. Fazendo a integração de conhecimentos entre a universidade e a comunidade, delineando este projeto de Extensão universitária, que visa, portanto, o respeito à pessoa e sustentabilidade.

Jornal de Divulgação Científica

Journal of Sedimentary Environments

Coordenação: Maria Virgínia Alves Martins
Equipe: Egberto Pereira, Hermínio Ismael de Araújo Júnior, Hernani Aquini Fernandes Chaves, Lélia Maria de Araújo Kalil Thiago, Luzia Antonioli, Marcus Vinícius Berao Ade, Maria Antonieta da Conceição Rodrigues, Maria Virgínia Alves Martins, Renata Marins Alvim Gama de Oliveira, René Rodrigues, Rodolfo Dino, Sérgio Bergamaschi e Tereza Regina Machado Cardoso
Website: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/jse/index
Sede: Pavilhão Reitor João Lyra Filho, Bloco A, 2º Andar, Sala 2010
Objetivo: O Journal of Sedimentary Environments é um jornal de divulgação científica destinado a promover e difundir o conhecimento cientifico na área de Sedimentologia e Estratigrafia e em temáticas afins. O jornal pretende estimular o diálogo e a partilha de conhecimento entre pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre os estudos nas áreas de Sedimentologia e Estratigrafia.

Visitação as Instalações dos Laboratórios

Laboratório de Mineralogia (LABMIN)

Coordenação: Anderson Costa dos Santos

Laboratório de Petrografia (LPETRO)

Coordenação: Thais Cristina Vargas Garrido, DMPI – Departamento de Mineralogia e Petrologia ígnea

Laboratório de Paleontologia (LABPALEO)

Coordenação: Hermínio Ismael de Araújo Júnior, DEPA- Departamento de Estratigrafia e Paleontologia

Cursos

Aplicação dos conhecimentos básicos de Geologia de forma interdisciplinar nos Ensinos Fundamental e Médio-RJ
Coordenadora: Thais Cristina Vargas Garrido, DMPI – Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea
Objetivo: Oferecer conhecimentos científicos simplificados de educação geológica e despertar habilidades relativas ao trabalho, desenvolvido mediante ao tema transversal Meio Ambiente (PCN’S/MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ministério da Educação). Apresentar formas de enfoques e práticas do saber geológico, consistindo de materiais e metodologias de inserção da geologia nas disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.


Operação e localização por sistema GPS (Global Positioning System) na Ilha Grande, RJ
Coordenador:
Marcelo dos Santos Salomão. DGAP- Departamento de Geologia Aplicada
Objetivo: Capacitar o aluno na coleta, na análise e na aplicação de dados obtidos através da geotecnologia de posicionamento global, contribuindo para o uso em atividades acadêmicas e profissionais. Todo o curso será desenvolvido na Ilha Grande.


Investigação geofísica na Ilha Grande por métodos terrestres
Coordenador:
Marcelo dos Santos Salomão. DGAP- Departamento de Geologia Aplicada.
Objetivo: Capacitar o aluno na operação, na coleta, na análise e na interpretação de dados geofísicos terrestres obtidos pelos métodos Eletromagnético (Radar de Penetração no Solo), Magnetométrico e da Eletrorresistividade, contribuindo para o uso em atividades acadêmicas e profissionais. Todo o curso será desenvolvido na Ilha Grande.