<h3 class=”destaque”>Áreas de concentração</h3>
<ul>
<li><strong><u>Análise de Bacias</u></strong></li>
</ul>
A Análise de Bacias é uma abordagem analítica aplicada aos estudos da formação e evolução das bacias sedimentares. Esses estudos enfocam o preenchimento das bacias que é condicionado pelas variações eustáticas do nível do mar e taxa de aporte sedimentar; pelo controle estrutural; pelos mecanismos de subsidência e descontinuidades estruturais do embasamento e pelos eventos magmáticos desenvolvidos durante ou após a formação da bacia. A análise integrada dessas informações possibilita definir procedimentos exploratórios dos recursos minerais das bacias sedimentares, incluindo os energéticos (petróleo, gás e carvão).
<ul>
<li><strong><u>Tectônica, Petrologia e Recursos Minerais</u></strong></li>
</ul>
Esta área de concentração objetiva uma abordagem multidisciplinar dos diferentes Terrenos Geológicos visando sua caracterização geotectônica e seu potencial mineral, utilizando-se de forma integrada diferentes ferramentas metodológicas, tais como: o mapeamento geológico detalhado, a análise estrutural, a petrologia, a geoquímica, a geocronologia, a geofísica, a geoquímica isotópica, entre outras ferramentas.
<h3 class=”destaque”>Linhas de Pesquisa do Programa</h3>
<strong><u>Área de concentração em Análise de Bacias</u></strong>
<strong>1. Estratigrafia e Correlação Geológica</strong>
<em>Objetivos</em>: aprimorar e aplicar os modernos métodos estratigráficos nos estudos da geometria, estrutura, sequência, história e correlação de sequências sedimentares. Esses estudos são fundamentais no sentido de se construir, integradamente, um quadro da arquitetura das bacias e explicar a sua evolução paleogeográfica, considerando-as num contexto de variações eustáticas do nível do mar versus tectônica.
<strong>2. Geologia do Quaternário e mudanças ambientais</strong>
<em>Objetivos</em>: Nesta linha de pesquisa convergem as pesquisas sobre os processos naturais e antrópicos atuantes no Quaternário, incluindo ciclos de maior ou menor intensidade e seu reflexo nas condições ambientais.
<strong>3. Mecanismos de Formação e Evolução de Bacias Sedimentares e Magmatismo Associado</strong>
<em>Objetivos</em>: Envolve estudos integrados de tectônica, estratigrafia e magmatismo, caracterizando os diferentes episódios evolutivos de bacias sedimentares, bem como de seu potencial econômico.
<strong>4. Geologia e Geofísica de Margens Tipo Atlântico</strong>
<em>Objetivos</em>: Compreensão dos processos tectono-sedimentares relacionados à origem e evolução de bacias sedimentares de margem continental do tipo atlântico. Inclui a integração e interpretação de dados geológicos e geofísicos de bacias sedimentares do Brasil e da África, com análise de modelos geodinâmicos, tectônica de rifte e tectônica de sal.
<strong>5. Avaliação geoeconômica de recursos minerais energéticos</strong>
<em>Objetivos</em>: Desenvolver bancos de dados sobre a evolução das reservas, produção e consumo de recursos minerais energéticos.
<strong><u>Área de concentração em Tectônica, Petrologia e Recursos Minerais</u></strong>
<strong>1. Evolução Tectônica de Faixas Móveis</strong>